Certificado digital é um daqueles produtos que foram criados para facilitar a execução de processos que normalmente são burocráticos, entretanto, muita gente ainda desconhece ou tem dúvidas sobre o seu funcionamento. O certificado digital é como um documento eletrônico, um conjunto de dados e documentos sobre a pessoa ou empresa, com autenticidade garantida. Para quem resolve a maioria dos seus trâmites digitalmente ele da garantia total da identidade sem envolver papeladas ou a necessidade de reconhecer firma. 

Mas o que é um certificado digital?

Falando em noções mais literais, o certificado em si consiste em um arquivo eletrônico com dados e protegido por criptografia, o que faz com que seja impossível de ser fraudado. Ele pode ser guardado em nuvem, permitindo o seu acesso remoto, ou em dispositivos criptografados como smartcards. O que garante a segurança desses dados são duas chaves eletrônicas únicas que são geradas para cada certificado. Uma é pública e outra privada, pertencendo exclusivamente ao usuário e elas tem a função de atestar a autenticidade do que for assinado. 

Quais as vantagens em se obter um certificado digital?

A assinatura digital pode ser usada desde o envio de emails até contratação de serviços, assinatura de contratos, delegação de poderes ou qualquer outra atividade que originalmente requer assinatura das partes envolvidas, seu uso por si só acelera processos e diminui custos, pois por replicar as mesmas características jurídicas de documentos tradicionais e por seu elaborado sistema de segurança ela garante a autenticidade de informações e legitima qualquer assinatura, dando ao documento digital validade jurídica, o que por outras vias só seria alcançado com o reconhecimento de firmas em cartórios e afins.

Para o empreendedor a vantagem em se obter um certificado digital começa na garantia de segurança para a emissão de nota fiscal e declaração de IR mas não se limita a isso, ele evita o roubo de dados por hackers e assegura a realização de qualquer transação à distância, facilitando assim negociações que irão beneficiar seu negócio.

A emissão desses certificados se dá através de uma Autoridade Certificadora, que é o órgão expedidor, basicamente como a SSP atua na emissão de RG. Ela faz toda a identificação do titular e reúne as informações que estão contidas no arquivo. A criação da identidade digital se dá de maneira rápida e fácil, otimizando processos de empresas ou até mesmo de profissionais autônomos.

Possui alguma dúvida sobre como qual o melhor tipo de certificado digital para seu negócio ou de como conseguir ou utilizar um? Entre em contato conosco.

Publicar Comentário