Seja por escolha ou por necessidade um crescente número de pessoas tem começado a trabalhar de maneira autônoma. Iniciamos aqui uma série de postagens feita na medida pra quem pensa em abrir um negócio próprio mas não sabe por onde começar.

Vamos iniciar deixando claro que o conceito de empreendedorismo é muito mais simples do que costumam pregar. Ele não se limita a pessoas que tem rios de dinheiro e possuem grandes corporações, na verdade, na maior parte das vezes está bem longe disso.

Empreendedor é toda pessoa que toma a iniciativa de empreender, de abrir seu próprio negócio. Ou seja, a Dona Lúcia que mora ali na esquina e faz bolos por encomenda é tão empreendedora quanto a Luiza Helena Trajano.

Agora que já esclarecemos isso podemos continuar.

Após tomada a decisão de atuar como autônomo a maior parte das pessoas se limita a juntar o montante de dinheiro necessário para começar a trabalhar (seja para aluguel de um espaço, compra de mercadorias ou de ferramentas de trabalho) e parte para a rua, esquecendo um detalhe muito importante: a formalização.

Mas vale a pena me formalizar?

Muitos empreendedores se mantem na informalidade temendo altos impostos e questões burocráticas, mas não é exatamente essa a realidade. Formalizar seu negócio é bem mais simples e barato do que parece, além de ser indispensável se essa for sua única fonte de renda.

Se você pretende atuar sozinho ou com mais um funcionário, você se enquadra na categoria de Microempreendedor Individual. A formalização do seu negócio não apenas vai proporcionar segurança, como permitir que ele cresça mais (com a possibilidade de emissão de nota fiscal, máquina de cartão, facilidades para empréstimo) e ainda vai garantir seu acesso aos benefícios do INSS (como auxílio-doença, aposentadoria e salário-maternidade).

Se as vantagens de se formalizar te animam não precisa ficar preocupado com custos ou processos burocráticos. A abertura de MEI é extremamente simples e sem custo que pode inclusive ser realizado pela internet, e o único imposto a ser pago é o DAS que se limita a cerca de 55 reais mensais.

Caso você queira ter ou já tenha seu negócio e esteja pensando em abrir um MEI existem hoje diversas opções disponíveis, busque a melhor para seu modelo de negócio. A Olá Wolff inclusive oferece esse serviço de forma digital, entre em contato e conheça nossas soluções. 

Publicar Comentário