2019 passou voando, já estamos em meados de novembro e isso só nos lembra de uma coisa: BLACK FRIDAY! A economia se anima, o comércio vai ficando agitado, surgem vários “esquentas” e promoções antecipadas mas é necessário ter atenção para aproveitar as ofertas sem comprometer as finanças.

Principalmente neste período de gastos que começa em novembro e vai até o fim do ano é importante ter um bom controle financeiro e atenção redobrada para não entrar no ano novo cheio de dívidas, por isso nós separamos alguns pontos para você se atentar e curtir a black friday sem nenhuma dor de cabeça.

Planejamento:

O ideal, quando falamos desses eventos anuais, é se preparar com antecedência. Se tem algo que você precisa ou quer muito comprar, tentar se organizar para juntar dinheiro durante o ano pode te render uma boa economia na hora de fechar negócio, mas agora que já está em cima da hora se você não se encontra nessa situação é sempre válido começar a pensar já nas ofertas do próximo ano, 2020 está logo ali. 

Análise:

Seja sincero na hora de analisar suas necessidades e suas finanças. Você precisa mesmo gastar? E mais importante que isso, você pode gastar? Você pode até pensar que está perdendo uma grande oportunidade por não aproveitar essa ou aquela promoção, porém quitar suas dívidas e manter o controle das finanças deve ser sempre a sua prioridade e isso tem fundamento, é preferível não comprar nada agora, pagar o que você deve e se organizar para gastar sem peso na consciência no próximo ano do que se afundar em dívidas que você não terá como administrar.

Decisão:

Você está determinado a aproveitar as promoções da black friday, temos agora dois cenários possíveis:

  1. “Eu preciso/quero muito algo, tenho certeza do que vou comprar!”: Se você já se decidiu sobre sua compra algumas atitudes podem ser tomadas para facilitar ainda mais o processo.
    • Pesquise preços: Alguns sites como o Buscapé e o Zoom podem te ajudar nessa tarefa. É sempre importante saber a variação de preços e a tendência de desconto dos produtos que você deseja, além de evitar fraudes isso te ajuda a aproveitar as melhores promoções.
    • Defina um orçamento: É muito fácil (e bem comum) se seduzir pelos anúncios e comprar mais do que você precisa, mas lembre que não é só porque está com um desconto que vale a pena comprar. Definir um orçamento prévio é a melhor forma de controlar seus gastos e se atentar ao que você precisa de fato.

  1. “Eu ainda não sei o que vou comprar mas estou com um orçamento disponível e pretendo aproveitar as melhores ofertas”: Se este é o seu caso com base nas variações e tendências dos últimos anos é fácil descobrir onde vão estar as melhores promoções. Os eletrônicos e eletrodomésticos são as categorias mais procuradas todos os anos e por isso as que possuem os maiores descontos. Para quem gosta de viagens essa também pode ser uma ótima oportunidade de garantir as férias do próximo ano por um valor bem mais em conta.  Se você ainda não sabe muito bem o que comprar é bom lembrar que esse período de ofertas é ótimo para adiantar as compras do natal, você garante preços mais baixos e se livra da correria do fim do ano. 

Cuidados:

A black friday é repleta de ótimas oportunidades de negócio mas é preciso ter cautela pois nesses períodos de aumento nas vendas cresce também o número de fraudes. Saiba ao que se atentar:

  • Compras internacionais: Não é fraude mas pode te render alguma dor de cabeça. Na hora de realizar suas compras fique ligado à taxa de entrega, taxa de alfândega e conversão da moeda, principalmente se for comprar pelo cartão de crédito. Cada banco possui as suas especificidades, vale a pena dar uma ligadinha para o SAC e tirar dúvidas evitando assim surpresas na hora que a fatura chegar.
  • Golpes e sites falsos: É sempre importante saber bem aonde você está colocando os dados do seu cartão. Se o seu banco oferecer a opção, dê sempre preferência por realizar compras online com o cartão virtual, mas ainda assim é preciso ter cuidado antes de fechar negócio. Se você nunca realizou uma compra naquele site é sempre bom checar o ReclameAqui ou o Procon para saber se ele de fato é confiável.
  • Conheça seus direitos: Já sabemos que o consumidor sempre está certo, mas será que ele também está bem informado? Para aproveitar as ofertas e evitar transtornos é indispensável conhecer os seus direitos na hora da compra. Possibilidade de troca, pagar o preço anunciado, garantia de entrega, possibilidade de arrependimento, todos esse são direitos do comprador, lembre-se deles em caso possíveis transtornos.

Agora que você já chegou aqui está pronto para aproveitar as promoções da black friday sem esquentar a cabeça. Já sabe o que você vai comprar? Conta pra gente.

Publicar Comentário