O termo consultoria vem se popularizando, empresas privadas e até profissionais autônomos são vistos oferecendo esse serviço, mas o que de fato um consultor faz? 

O que é um consultor?

Consultor é o profissional especializado em um assunto específico e que utiliza esse domínio para dar mentorias e auxiliar pessoas, projetos e empresas. 

A profissão é relativamente nova mas a procura vem crescendo e o mercado se popularizando para esses profissionais.

O que faz um consultor?

A forma de abordar a situação vai depender da área de especialização do consultor mas seu papel é sobretudo auxiliar o cliente nos problemas que ele não tem conhecimento para lidar sozinho. 

Quando o serviço é oferecido por empresas é comum que o cliente tenha a sua disposição uma equipe composta por consultores de diversas áreas de atuação criando assim um ambiente multiprofissional habilitado para solucionar de forma inovadora os problemas que existem.

Mas em suma, cabe ao consultor o diagnóstico e definição de soluções para problemáticas que o cliente possa estar enfrentando.

Tipos de consultor

As áreas de consultoria são tão diversas quanto as possibilidades de atuação no mercado, entretanto, entre as especialidades mais procuradas atualmente estão:

  • Consultor de marketing
  • Consultor de gestão empresarial
  • Consultor financeiro
  • Consultor de vendas
  • Consultor de RH

Como se tornar um consultor?

Se estabelecer como autoridade confiável no mercado nem sempre é uma tarefa fácil pois é preciso tempo, estudo e investimentos para se tornar especialista em sua área, porém, se a possibilidade de ser seu próprio chefe o atrai talvez valha a pena investir na carreira. 

Fora o conhecimento técnico e formal, experiência de mercado é uma grande aliada quando se fala de ofertar consultorias, pois, principalmente no mercado empresarial, existem desafios que só uma intuição bem acertiva é capaz de prever e resolver. 

Posso dar consultorias como MEI?

O consultor é antes de tudo um prestador de serviço, mas isso vai depender da sua área, se houver CNAE que se enquadre em sua especialidade então sim, sem dúvidas pode dar consultorias como MEI, porém se esse não for seu caso outros tipos de empresas podem ser mais adequados para atuar no mercado.

Quer saber mais sobre qual o tipo de empresa adequado para sua especialidade ou tem dúvidas sobre como iniciar seu negócio? Deixe uma mensagem nos comentários.

Publicar Comentário